Fundador e CEO da Today.
adilson@today.ag
A Juntos Somos Mais trouxe para a Consultoria Today o desafio de ampliar a monetização dos serviços da empresa permitindo que anunciantes, inicialmente as indústrias da construção civil - e no futuro, anunciantes em geral - realizem campanhas de comunicação para uma base altamente qualificada com mais de 450 mil membros.
A Juntos Somos Mais trouxe para a Consultoria Today o desafio de ampliar a monetização dos serviços da empresa permitindo que anunciantes, inicialmente as indústrias da construção civil - e no futuro, anunciantes em geral - realizem campanhas de comunicação para uma base altamente qualificada com mais de 450 mil membros.
O desafio e as descobertas iniciais
Precisávamos entender em profundidade o que a JSM tinha para oferecer ao mercado, para à partir daí "empacotar essa oferta no formato de produtos" que poderiam ser apresentados com agilidade e facilidade de compreensão.
Outro aspecto do mesmo desafio, era mergulhar nas campanhas que a própria JSM tinha realizado no passado para essa base de membros visando aprender quais foram os resultados obtidos, a eficácia dos canais e as melhores práticas de abordagem aos públicos.
A definição do ponto de vista para o projeto
Após entender o potencial do que a JSM poderia oferecer ao mercado, definimos em conjunto com o cliente que o nosso projeto deveria construir uma solução formada pelo tripé composto por pessoas, processos e ferramentas.
Uma técnica que nos ajudou muito nessa fase foi usar o raciocínio análogo de investigar como funcionam os veículos de comunicação tradicionais e digitais, para darmos assim os primeiros passos no desenvolvimento da solução.
O desenho da solução
Aprendemos que veículos de comunicação costumam ter muitas possibilidades a oferecer para o mercado. Com a JSM a situação era a mesma. Por isso, nas diversas iterações com o cliente, ficou claro que deveríamos ter uma espécie de cardápio de oportunidades.
Da mesma forma que um restaurante facilita aos clientes a escolha dos pratos preferidos, nós deveríamos criar algo visual e de fácil compreensão. Aí nasceu a solução que ficou conhecida internamente como media kit.
De fato, o que criamos foi muito mais do que um simples media kit. Nossa solução permite montar um pacote de campanhas que está atrelado à diversas variáveis, tais como: tipos de stakeholders (ou públicos de interesse), quais praças, quais canais, tipos de formatos, quantidade de frequência desejada e quais momento da jornada de consumo se pretende estar presente.
Chamar a ideia de media kit foi uma simplificação necessária para batizar algo que nos bastidores tem uma inteligência e complexidade elevadas.
Desenvolvendo e dando vida para a solução
Essa foi a parte mais interessante do projeto, onde ele de fato nasceu. Usando a premissa de pensar sempre no usuário final, que neste caso é o potencial anunciante e, à partir das interações iniciais dele com a JSM, desenhamos uma jornada interna que mapeou todo o serviço que deveria ser prestado.
Olhando para a jornada desenhada e pensando nos possíveis pontos de fricção quando do momento da sua execução real, desenhamos processos e ferramentas internas para instrumentar as pessoas da JSM que estarão de alguma forma relacionadas à prestação deste serviço.
Vendo o bebê (nesse caso um novo serviço) nascendo
Já viu aquela cena de cinema que mostra a produção de um filme? Sabe quando o diretor grita: - "Atenção no set... gravando!" e todos prendem a respiração? Essa é mais ou menos a nossa sensação de ver um serviço novo, criado quase do zero, nascendo.
Entendemos que era determinante para o sucesso do projeto que a Today fosse responsável por treinar as pessoas da JSM na jornada do serviço novo e nos processos e ferramentas criados, para garantir que tudo ocorresse conforme o planejado.
As primeiras abordagens às indústrias da construção civil aconteceram no mês de abril de 2020 e a Today também participou deste processo de aprendizado. Isso permitiu o aprimoramento do serviço desenhado e a elevação da sua maturidade.
Artigos relacionados
